Frase do dia

"Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor"
(Wolfgang Amadeus Mozart)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Criticas literárias

- Hey, você poderia ler meu texto, por favor. Estou querendo que alguém dê alguma opinião, se ficou legal ou não.
-Tranquilo. Sobre o que é?
-É uma crônica. Escrevo sobre temas corriqueiros do dia a dia.
-Ah ta.
-Hum... O começo ficou bacana.
-Sério?! Brigada.
-Essa parte ficou estranha. Não dá pra saber quem ta falando.
-Ah ta. É que minha intenção foi essa mesma.
-Tá meio sem pé nem cabeça. Não da pra conhecer os personagens, você não descreve nada...
- É porque isso é irrelevante o que interessa mesmo é a situação.
-É que começou do nada e termina do nada. Num faz sentido.
-Mas você disse que o começo tava legal.
-E tá. Tá bem escrito.
-Mas e a história???? Achou o que dela?
-Ela ta muito confusa. Não ta parecendo com o cotidiano não.
-Como assim?
-Ela ta muito curta.
-Deve ser porque é uma crônica.
-Num faz sentido?
-O que não está fazendo sentido??
-Ora, o texto todo.
-Mas porque não está fazendo sentido?? O que você não entendeu?
- Não tem descrição dos personagens e nem onde eles estão nem nada... eles simplesmente começam a falar e ...
-Mas a idéia da minha crônica foi justamente essa!!! Nunca ouviu falar em liberdade literária?!
-Já! Mas assim não da pra entender a história.
-Meu deus. Não há história. Isso é uma crônica. Crô-ni-ca.
-Mas foi você mesma que perguntou o que eu achei da história e agora não existe uma?!
-...
-Outra coisa. É homem ou mulher?
-É só reparar no gênero que cada um fala. Não precisa de muito esforço. É só saber ler.
-Ai é que tá, não dá par saber quem ta falando. Como eu disse as falas começam do nada e terminam no nada. E não precisa ser irônica.
-Não fui irônica. Fui sarcástica.
-Olha se não aceita a opinião alheia porque pediu então?
-Porque achei que fosse ser de alguma ajuda.
-Olha só estou tentando de ajudar porque você mesma que me pediu. Não precisa ser grossa.
-Foi mal. Desculpa.
-Tudo bem. Só estou criticando assim pra te testar. Se quiser ser uma escritora tem que aceitar a crítica do público.
-Tem razão. Então o que acha que devo fazer para melhorar o texto?
-Bom ainda acho que deve fazer uma historia normal, que dê pra entender o que está acontecendo.
Ele da uma risadinha e olha para a escritora esperando a resposta:
- Pois bem. Começar com ‘era uma vez’ ajuda?!
Ela ri e ele responde:
-Nossa ajudaria e muito.
Ela continuou rindo, porém ele já não ria mais. Estava com aquela cara de quem aguarda a continuação de um raciocínio.
-Tá falando sério?
-Tó!
-Vou embora!
-Seu texto!!!
-Pode ficar com ele.
E a escritora vai embora e deixa o seu texto sem sentido para trás.

Um comentário:

  1. Olá!eu achei esse texto legal!
    As vezes eu tbm escrevo coisas sem sentido hehe
    Parabéns pelo seu blog!
    Beijokas Tulipais

    ResponderExcluir