Frase do dia

"Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor"
(Wolfgang Amadeus Mozart)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Vitórias

Uma moça bem elegante sobe ao palco e começa sua palestra:
-Pois bem. Todos nós sempre buscamos o sucesso. Desde nos tempos de escola estamos em seu encalço. É claro que neste caso tirar nota boa o ano todo significa não precisar estudar nas férias para a recuperação. Enfim. Quando se passa o período escolar, pelo menos aqui no Brasil nos deparamos com uma situação que nos leva ao céu e ao inferno em questão de segundos: O vestibular. Inferno quando seu nome não está na lista, céu quando ele está. Uma situação bem complicada se permite dizer, pois quando não passa a pessoa sente que é um fracasso e que perdeu seu tempo (já que provavelmente ficou ano inteiro estudando para a maldita prova), além de sentir inveja daqueles que passaram. É tanta inveja que chega ao cúmulo de sonhar com um avião, cheinho de pessoas felizes que acabaram de passar no vestibular, explodindo ao ar como fogos de artifício no réveillon, assim pelo menos poderá ser chamada como excedente.
Alguns da platéia ficam chocados, outros riem.
- Teoria humanitas pura, eu sei, mas não deixa de ser verdade.
Bom. Depois não importando a quantidade de tentativas e quantas vezes a pessoa teve que escutar “vencedores são aqueles que persistem” ou “fracassado é aquele que desiste”, a estrela brilha e finalmente alcança-se o céu. O nome está na lista. Será amado por todos, até os mais falsos te amarão. Felicidade, empolgação, orgulho e sensação de obstáculo superado, além do fato que agora é sua vez de ser a pessoinha que vai estar dentro de um avião imaginário explodindo em mil pedacinhos.
Os expectadores riem.
-E ai está! Um vencedor. Passou pelo funil, deixando milhares de candidatos para trás. Entrou numa universidade. Novas amizades, festas tudo mil maravilhas. De repente vem provas, trabalhos, mais provas, mais trabalho, brigas, desafetos, tédio, mais provas, mais trabalho. Nossa como o tempo passa rápido, ontem mesmo era o vestibular, quantos meses se passaram. Ai se dá conta que está no meio do primeiro mês de aula ainda. Percebe também o significado da frase “Tudo tem sua hora”. É realmente karma demora, mas vem. E de novo, àquela sensação ruim volta. Fracasso, impotência e tristeza. Cadê os louros de vitoria?? Secaram?? E entra ano e sai ano. E a ralação continua. Desiste ou não desiste? Troca o curso ou não troca. Manda tudo para o inferno ou não. Chora ou ri?
A platéia se diverte com cada palavra.
-Mas finalmente o tempo passa, e a formatura chega. Não importa o quanto tempo demorou, quanto teve que ouvir “quando é a formatura?” ou quanto teve que responder “não posso ajudar, sou apenas um estudante ainda”, novamente chegou lá. É um vencedor. Todas as sensações incríveis de superação e a devoção recompensada. Então, com o diplominha na mão pensa, ‘o que faço com isso agora?’. Sem perceber o sentimento de derrota acomete mais uma vez. Depressão, exaustão, e a vontade de possuir uma bomba para explodir tudo e a todos. Pelo menos, vai sobrar emprego.
Risinhos e burburinhos interrompem o monólogo.
-Sim, teoria humanitas de novo, eu sei, eu sei. Sem muita demora a luz no fim do túnel aparece. Todo aquele “bate perna” e todas aquelas entrevistas valeram a pena. O sagrado emprego foi conquistado. Vitória, vitória. Sensação única e primordial para todo o ser humano. Mais uma vez é o vitorioso. E assim vai continuar a vidinha, vai constituir família e por em prática tudo que sabe sobre ‘o que é ser um vencedor’ e o que precisa ter e não ser para continuar sempre na vitória. Ser igual, fazer tudo igual, o sonho de todos. Esqueça os seus sonhos, idealize apenas o que for possível. E é por isso que digo, mesmo sendo ilusória a sensação de vitoria é crucial para qualquer individuo e sem ela qualquer humano perece.
O silencio tomou conta do teatro. Parecia que a mulher havia terminado de falar o que deveria falar. O silêncio é quebrado por uma pergunta:
-Como assim? Porque ilusória? E a felicidade onde entra nessa história?
A elegante jovem lança uma gargalhada enorme e bem sonora digna das grandes vilãs de telenovela mexicana. E com enorme sorriso responde:
-Meu querido, para nós a vitória é bem melhor do que a felicidade. Basta continuar vivendo e tentando buscar a vitória como sempre te ensinaram que você irá entender. E é melhor eu parar porque se eu continuar ninguém vai querer viver mais do que 2 dias depois disso.
-O quê??
-Repense a última coisa que disse, ela explica tudo.
Mas antes que pudessem ouvir qualquer explicação melhor, escuta-se apenas o barulho da porta abrindo e por ela passando um vulto rapidamente. A palestrante já não estava mais no palco.
E repetindo consigo mesmo, o aluno revisa a frase final.
-Sem a sensação de vitória qualquer humano perece. Esqueça os seus sonhos, idealize apenas o que for possível.
E logo um arrepio lhe corre pela espinha.

Um comentário: